A vida de Renato, contada quase diariamente por seu biógrafo favorito

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Saudade de tudo aqui (16/10/2015)

Os filmes que Renato assistiu serviram para distraí-lo na viagem longa em que estava com dificuldade de dormir. Para quem o conhece, sabe que dormir não lhe é uma atividade difícil, então para que essa situação estivesse ocorrendo é que a coisa estava realmente complicada. De qualquer forma, Mad Max clássico e original, Exterminador do Futuro clássico e original, com Mel Gibson e Arnold Schwarzenegger respectivamente em seus tenros anos, foram a carga de adrenalina e testosterona que permitiram que seu ego o autorizasse ver Magic Mike XXL. Se não sabe o que é, dê um Google; já adianto, é vergonha alheia.

O avião chegou no Brasil pouco depois das seis da manhã e o desembarque ocorreu sem problemas. O rapaz não continha o sorriso ao simplesmente ouvir português como ruído de fundo e por ter dito "Obrigado!" ao invés de "Thank you!" ao servente que limpava o chão do banheiro que utilizou.

Elza, talvez tão ansiosa quanto ele pelo retorno do filho, havia enviado uma mensagem dizendo que iria buscá-lo no aeroporto. Por Whatsapp mesmo se acertaram e ainda deu tempo de Renato comprar uns agrados para o pessoal no Duty Free antes de acessar a área de desembarque. Quando encontrou sua mãe, ele desatou a falar. Falar muito, falar português, tagarelar como se precisasse expulsar todo o peso da viagem através de palavras da língua de Camões.

Os dois saíram de lá e foram para a casa dela para tomarem café da manhã. A pequena Babi, cadela yorkshire de sua mãe, também fez sua parcela de festa para o rapaz quando o reencontrou e foi retribuída. Renato pensou em ligar o notebook e trabalhar naquele dia, mas desistiu quando cogitou abrir o zíper da mochila em que o computador estava. A estafa mental venceu o ímpeto workaholic e o convenceu de que ele merecia tirar este dia 23 para si.

Depois de desfazer parte da mala, principalmente se livrando da roupa suja, ele esticou as costas por alguns instantes no sofá enquanto avisava a todos que já estava por estas bandas: Paloma, Alice, Abel, primos e amigos. Para o almoço, Elza o convidou para irem a um self-service ali perto, uma vez que era sabido por ambos que nenhum dos dois cozinharia.

Com tanto de história para contar, mãe e filho terminaram a refeição e ainda não tinham posto o papo em dia. Entretanto, ele havia marcado com a namorada para revê-la também e ficaria atrasado se demorasse mais. Deixou a senhora em casa e seguiu para Guarulhos.

Impossível não sentir nostalgia ao estacionar na mesma rua de sempre e ligar para Alice descer. Esses eram momentos que precediam alegria e Renato não fazia isso havia meses. A saída da moça pelo portão do condomínio arrancou um sorriso dele, o que escancarou um sorriso nela. Se abraçaram e se beijaram, sem pressa. A saudade escorria pelo meio-fio, lavada pela chuva do toque de um em outro.

Conforme haviam marcado, seguiram para um shopping ali perto onde havia uma sorveteria. Caminharam de mãos dadas por todos os corredores vazios de lá, notadamente comentado por ela: "Só a gente mesmo para estar em plena sexta-feira à tarde passeando sem rumo no shopping...".

Com um dia de apenas 24 horas, seria impossível Renato satisfazer todas suas vontades. Ele queria permanecer ali, assim como queria ter ficado papeando com Elza no almoço, mas havia um terceiro evento no dia (desta vez surpresa para ele), com Paloma. Despediu-se calorosamente da namorada quando o sol se aproximava do poente, já na iminência de se atrasar para o próximo compromisso.

Uma vez na casa de sua mãe, encontrou a irmã e Thiago, namorado dela, e o trio partiu para uma rota desconhecida. No caminho, passaram para pegar o melhor amigo de Renato, Vítor. Anunciada um dia antes da viagem do rapaz para Israel, a surpresa valeu a pena ser esperada: eles foram a uma hamburgueria temática de Star Wars, a saga favorita de aventura com ficção científica do nosso protagonista. Fotos, muita comida e risada resumem bem aquele presente que recebeu da irmã. De quebra, saiu de lá com um par de havaianas também de Star Wars.

A noite, que era pra terminar alegre sozinho em sua cama, ainda foi costurada de última hora em mensagens de celular para terminar em um motel junto com Alice.