A vida de Renato, contada quase diariamente por seu biógrafo favorito

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Comemorando o aniversário - parte I (24/10/2015)

Sexo matinal. Quem não sabe o que é isso precisa rever as pequenas conquistas da vida.

Isto posto, Renato e Alice acordaram no sábado cedo e se aprumaram assim que foi possível para buscar a prima dele no aeroporto. Carina vinha do Rio de Janeiro, onde mora, exclusivamente para as comemorações de aniversário do rapaz. O casal ainda passou na casa da mãe dele para pegar Paloma e Thiago antes de iram para Guarulhos.

Com a prima no carro, entre comentários, gritos, risos e um falatório absurdo, ficou decidido que eles tomariam café da manhã em uma padaria do lado da casa de Alice, que a moça carioca gosta bastante. Contudo, desde a manhã a namorada de Renato vinha reclamando de dor no estômago e, aproveitando que estaria tão próxima de casa, deixou os quatro na padaria e foi descansar um pouco depois de tomar um remédio para aplacar o incômodo.

Após terem se acabado de tanto comer, o quarteto voltou para a casa de dona Elza, onde Carina ficará hospedada neste fim de semana, para que ela pudesse deixar a mala e tomar um banho. Com ela novamente pronta para sair, eles voltaram para Guarulhos para buscar Alice e seguiram para um Outback assistir à semi-final da Copa do Mundo de Rugby. A Nova Zelândia enfrenta a África do Sul pela vaga na decisão do título e Renato não queria perder um lance.

No restaurante, ele foi motivo de chacota. Enquanto todos comiam e falavam, o rapaz ficou mudo vidrado na televisão em que os All Blacks terminaram o primeiro tempo perdendo. Alice comeu pouco e bebeu chá, uma vez que seu estômago ainda dava sinais de que não estava completamente recuperado. No segundo tempo, o time favorito virou o jogo e venceu, pelo que Renato vibrou e passou a tirar o atraso de saciedade em relação aos demais.

A próxima parada da trupe foi o Parque Villa Lobos. O clima, que pela manhã estava encoberto, mas agradável, mudou radicalmente em pouco mais de sete horas e o vento gelado cortava a pele sob o céu cinza claro. Ainda assim, eles ficaram próximo ao canil do parque por quase uma hora até se renderem ao sopro polar que castigava e decidirem voltar para casa.

O mais interessante, contudo, foi Renato ter tido tempo de perceber que, "mais importante que o destino é o caminho". Apesar de cliché, a frase diz muito do dia de hoje. Indo daqui pra lá e dali pra acolá o tempo inteiro, rodando os quatro cantos da cidade de São Paulo, ficarem juntos dentro do carro deu-lhes tempo de colocarem as histórias em dia. Bons momentos de amizade que independeram de luxo, paisagem ou ambiente.

Depois de relaxar um pouco na casa de Dona Elza, esperando o cair da noite, os cinco foram ao quarto destino da noite: uma piscina de bolinhas para adultos. Um shopping a pouco mais de 20 minutos de onde estavam montou um espaço em que era permitido o acesso a maiores de idade à diversão mais típica da infância de qualquer criança de cidade. Durante quinze minutos, eles voltaram aos anos 90 e participaram de guerra de bolinhas, "natação", "mergulho", "nado sincronizado" e todos os esportes aquáticos possíveis entre aspas. De fundo, luzes de balada e música eletrônica fizeram o tempo correr veloz. Apesar disso, eles saíram exaustos e até suados da visita breve ao passado onde a maior preocupação era garantir que o Sonic venceria o Robotinik.

Tendo todos regressado ao pensamento adulto, o fim de noite pedia música e bar. Paloma e Thiago resolveram ficar em casa, pelo que se juntou ao trio remanescente Leandro, o primo que deu carona para Renato na volta de Sorocaba há coisa de duas ou três semanas. Agora, além do recém-chegado, nosso protagonista, Alice e Carina rumaram ao último destino do primeiro dia de comemoração, um bar na Vila Madalena. De esquina, com pagode ao vivo, o ponto de parada foi perfeito para tomarem uma cerveja gelada e falar besteiras sem critérios madrugada a dentro.

Perto das três horas, eles foram embora levemente embriagados e felizes: Leandro para sua casa, Carina para a casa da mãe de Renato e este e sua namorada para seu apartamento.